Correio Popular Notícia


SAÚDE
Hospital de São Francisco realizou mais de 43 mil consultas

Data da notícia: 2015-02-25 10:23:28
Foto:

(Da Redação) Inaugurado em 2012, o Hospital Regional de São Francisco do Guaporé, distante 640 km de Porto Velho, atende a uma população de cerca de 80 mil pessoas da região que engloba o médio Guaporé (BR-429), parte da Zona da Mata e Vale do Jamari.
Desde que foi inaugurada, a unidade contabiliza mais de 43 mil consultas; 236.254 procedimentos; 1.052 cirurgias e 3.661 internações, de acordo com o médico Antonio Jorge Tenório da Silva, diretor do hospital.
O governo do Rondônia investiu cerca de R$ 2,1 milhões na conclusão da unidade e compra de equipamentos. O hospital conta com três alas e 34 leitos, dois centros cirúrgicos, duas enfermarias, uma pediatria e uma sala para obstetrícia, contando com 130 profissionais no atendimento, entre técnicos, enfermeiros e médicos, sendo dois, inclusive, do Programa Mais Médicos, do governo federal.
Segundo ele, são feitos mais de 120 atendimentos ao dia e, desde o ano passado têm sido feitos mutirões de cirurgias para atender a demanda de pacientes. Os mutirões foram feitos em setembro e outubro do ano passado e agora em janeiro e fevereiro deste ano, com o apoio da equipe médica do Hospital Regional de Cacoal, e garantem, em média, 14 cirurgias por mutirão.
Jorge Tenório ressalta a importância dos mutirões cirúrgicos, pois ao invés dos pacientes serem encaminhados para outras regiões para serem submetidos a procedimentos cirúrgicos, a equipe médica vem até São Francisco do Guaporé. ?É mais comodidade para o paciente que fica na sua região, próximo de sua família. Até a recuperação é mais rápida?, destaca o médico, informando ainda que esse tipo de atendimento tem elevado o grau de satisfação da população.
Cirurgias de Catarata
Jorge Tenório também destaca outro trabalho importante que vem sendo realizado em parceria com a prefeitura de São Francisco do Guaporé, o mutirão de cirurgias de cataratas. O hospital oferece a estrutura e o município libera a equipe profissional para realizar as cirurgias. Já foram realizados dois mutirões, totalizando 80 cirurgias. ?Os poderes se unem e quem ganha é a população?, ressalta o diretor.
Antes da inauguração da unidade hospitalar, os pacientes eram encaminhados para Porto Velho, sobrecarregando o sistema, o que levava meses para realizar um procedimento cirúrgico, que pode ser feito em questão de dias.
O governo de Rondônia vem investindo na contratação emergencial de profissionais, na compra e instalação de equipamentos e de medicamentos, e contratação de serviços de limpeza. Com informações de Eleni Caetano ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1416 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.